Escovas Limpa para-brisas

A visibilidade correta ao volante é um dos elementos fundamentais para uma condução segura, especialmente em dias de chuva. A limpeza dos vidros e o escoamento adequado da água, permitem-nos ver corretamente a estrada, ganhando, assim, em segurança e conforto. Por isso, é necessário que as nossas escovas limpa para-brisas estejam em bom estado e se adaptem perfeitamente às características do nosso veículo. 

1- Mude de escovas uma vez por ano

Pelo tipo de material utilizado torna-se necessário substituir as escovas limpa para-brisas, 1 vez ao ano e de preferência no inicio do inverno
 

2- Mantenha o para-brisas limpo

Deve limpar com regularidade  o para-brisas e as escovas para que não fiquem quaisquer resíduos, com um simples limpa vidros de casa, ou com aditivos que ajudam a repelir a água e que tornam a eliminação de insetos mais fácil.

3- Não se esqueça do limpa para-brisas traseiro

Muitas vezes nos esquecemos deles ou não lhe damos a importância devida, o certo em noites de chuva podem existir reflexos das luzes das viaturas que circulam a trás de nós e que nos podem afetar a visão. Tenha atenção a ele.

Saiba identificar os sinais de desgaste

É crucial ter a capacidade de reconhecer os sinais que indicam o desgaste das escovas do para-brisas, especialmente durante períodos chuvosos e no inverno, a fim de garantir uma condução mais segura.

Sempre que as escovas apresentem algum destes sintomas, deve proceder à substituição das mesmas:

  1. Fazer ruídos durante o funcionamento.
  2. Se verificar que que a superfície do vidro não estiver completamente limpa uniformemente, sem manchas de água.
  3. Se passar com a mão pela borracha que fica em contacto com o para-brisas e sentir seco ou cortes.
  4. Se durante as escovas não tiverem um trajeto suave, uniforme ou com pequenos “solavancos”