Equilibre os pneus e conduza de forma suave e segura

O equilíbrio das rodas é fundamental para a segurança e conforto dos condutores na estrada, assegurar um correto equilíbrio do pneu aumenta a segurança na condução e o desgaste prematuro dos pneus. Por outro lado, uma falta de equilíbrio do pneu pode afetar outras partes mecânicas do sistema de direção, podendo resultar em custos de reparação avultados. Para assegurarmos um comportamento ideal do nosso veículo, devemos rever de 10.000 em 10.000 quilômetros ou uma vez por ano, o equilíbrio dos pneus e detectar, assim, eventuais anomalias o mais rapidamente possível. O equilíbrio visa garantir uma condução cómoda e segura, além de evitar avarias mecânicas mais graves.

1 – Preste atenção às vibrações

Se as vibrações provêm principalmente do volante a uma velocidade de 80/90 kms/h, o problema está nas rodas dianteiras, se, pelo contrário, notarmos uma vibração nos bancos ou na carroçaria, por volta dos 120 Kms/h o mais provável é que tenha origem nas rodas traseiras.

2 – Não confundir com o alinhar

São dois processos diferentes com objetivos diferentes, o equilíbrio das rodas serve para melhorar o comportamento das duas peças – pneu e jante- e o alinhamento de direção serve para ajustar os ângulos que as rodas se posicionam na estrada.  A sua oficina Vulco de confiança indicar-lhe-á os melhores passos a seguir em cada um dos processos.