Pneus antifuro
As necessidades dos consumidores obrigaram os fabricantes de automóveis a evoluir, assim como os seus componentes.
Uma das mais significativas e relevantes foram o crescimento de tecnologias nos pneus que permitiam que o utilizador pudesse em caso de furo continuar o seu trajeto e procurar uma assistência sem incômodos e em segurança. Existem várias referencias destes produtos no mercado que utilizam várias siglas entre elas, ROF, RFT, SSR, DSST, MOE, que no fundo nos transmite que pneu está preparado para rodar vazio a uma velocidade máxima de 80 km/h, até uma distância de 80 quilômetros.
No passado, quando sofríamos um furo, o mais comum era substituir o pneu pelo sobresselente o que causava perda de tempo e todo o transtorno desta operação, hoje com a tecnologia RunFlat permitem chegar à Pneufurado sem qualquer problema, oferecendo mais segurança, conforto, estabilidade e evitam o rebentamento, eliminando situações complexas de substituição do pneu no meio de autoestrada, à noite e em condições climatéricas adversas.
Além destes benefícios, permite-nos poupar espaço, uma vez que elimina o pneu suplente, reduzindo o peso da viatura, contribuindo para o meio ambiente, na redução de produção de mais um pneu e jante, assim como no combustível.
Os pneus podem ser identificados graças ao símbolo na lateral do pneu que diz ‘RunOnFlat’ ou ROF para abreviar. Alguns pneus Run Flat mais antigos também podem conter as letras ‘EMT’, que significa Tecnologia de Mobilidade Estendida – esta é a mesma variação dos pneus RunOnFlat.
Diferentes fabricantes de pneus podem usar outros símbolos ou marcações na parede lateral para diferenciar entre pneus padrão e Run Flat, também pode saber se seu veículo possui pneus Run Flat consultando o manual do veículo.